sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Função Pedagógica do Amor Original

Acredito que a trajetória humana foi edificada sobre o amor e que o seu aprendizado e o da própria Inteligência foram estimulados pelo amor original, aquele que todas as mães sentem pelos seus filhos, mesmo que não queiram.

É curioso notar o efeito posterior que a rejeição de um filho provoca em uma mãe. Ela pode ter todas as razões para não amá-lo, até mesmo que ele tenha sido fecundado sem a sua aquiescência, mas rejeitá-lo produz um profundo trauma, um interminável problema de consciência.

A proteção que o amor original proporciona, estabelece as condições favoráveis para a cria aprender. Ela reduz as incertezas, abranda as inquietudes e acomoda os ânimos, permitindo que tanto o coração como a mente se abram para aprender. A minha experiência mostra que o amor estimula o aprendizado. Hoje, uma criança ou mesmo um adulto, que se sinta amado, cuidado e protegido, se abre para sentir e perceber outras visões.

Tenho a impressão de que o amor é uma estratégia de evolução e de sobrevivência das espécies, uma prática instintiva que estimula o desenvolvimento da inteligência racional a partir da inteligência emocional e que tudo desagua em um sistema de valores em que Deus está contido.

Se isso realmente te interessa, então, dê uma olhada no capítulo III do livro, onde falo um pouco mais sobre o caráter pedagógico do amor. Afinal, ele move multidões na direção das Igrejas e de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário