terça-feira, 20 de setembro de 2016

Riqueza, Renda ou Religião: O que mais influencia a participação da mulher na vida política?

Segundo o Relatório da União Interparlamentar de 2015, somente 22,8% das cadeiras parlamentares de 193 países do mundo são ocupadas por mulheres. Poder-se-ia pensar que a riqueza dos países estimulasse a participação feminina na política, mas não é isso que revelam os números do Banco Mundial.


Cinco entre as dez maiores economias do mundo em 2014 tinham uma participação feminina em seus parlamentos inferior à média mundial (Estados Unidos, Japão, Brasil, Índia e Rússia) e apenas um entre eles (Alemanha), tinha presença mais expressiva de mulheres (uma em cada três cadeiras).

Poder-se-ia pensar, ainda, que a Renda Per Capta exercesse maior influência na participação das mulheres na vida parlamentar dos países, mas, outra vez, não é o que mostram os números do Banco Mundial.


Quando se observa a renda, novamente, cinco dos dez países com as maiores rendas per capta do mundo em 2014 tinham uma participação feminina em seus parlamentos inferior à média mundial (Catar, Kuwait, Brunei, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Arábia Saudita) e apenas dois entre os dez (Noruega e Suíça), tinham uma presença mais expressiva de mulheres (duas em cada cinco cadeiras).

E as Religiões? Será que elas influenciam?

A população de cento e noventa e três países do mundo, 31,5% é Cristã, 23,2%  Mulçumana,  16,3 %  Hindu e 7,1 Budistas, para uma participação feminina de 22,8%.


Quando se observa as religiões Cristães, entre os vinte primeiros com maior presença feminina nos parlamentos, nota-se que somente um (Senegal) têm um percentual de Cristãos (3,6%) inferior à média mundial (31,5%).  Já entre os vinte últimos, nove países (Brunei, Tailândia, Irã, Maldivas, Sri Lanka, Camores, Kuwait, Yemen e Catar) têm o percentual de Cristãos inferior à média mundial.

Observando a religião Mulçumana, vê-se somente um país (Senegal), entre os vinte primeiros com maior presença feminina nos parlamentos, com percentual de Mulçumanos (96,4%) superior à média mundial (23,2%).  Já entre os vinte últimos, nove (Brunei, Irã, Maldivas, Nigeria, Libano, Camores, Kuwait, Yemen e Catar) têm o percentual de Mulçumanos superior à média mundial.

A religião Hindu têm presença mais expressiva entre os últimos vinte países, no Sri Lanka (13,6) e no Catar (13,8), mesmo assim inferiores à média mundial (16,3%).

Os Budistas têm maior presença na Tailândia (93,2%) e Sri Lanka (69,3%), ambos entre os vinte últimos países.

Embora estes números não revelem o quanto as religiões influenciam a organização sócio política de cada país, ao menos, são um passo inicial para uma análise mais aprofundada da pouca presença feminina nos parlamentos do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário