sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Ciência e Religião Parte II

As manifestações religiosas estão entre os homens há milhares de anos, até onde a arqueologia consegue alcançar.  A ciência é uma prática muito recente, se comparada com o tempo em que o homem cultua Deuses.
Ao que tudo indica, desde que a imaginação do homem se tornou possível ele a utilizou para construir outros universos além do que já conhecia.  A Arqueologia e a Antropologia mostram que em diferentes espaços e épocas, diferentes culturas produziram diferentes Deuses a modos de cultuá-los.
Algo comum entre a maioria das religiões é a questão: “De onde viemos e para onde vamos?”. Ela nos deixa ver que os homens apresentam uma necessidade elementar de acreditar em algo que vá além da sua compreensão comum acerca da sua origem e destino.
Essa questão possibilita o protagonismo do discurso de um Deus, que apresenta um contexto e as respostas, despertando a fé: acreditar em algo que não precisa ser explicado de outra maneira, senão pelo próprio Deus (Religião).
Antes dos principais protagonistas religiosos contemporâneos e da escrita, as crenças eram compartilhadas por gerações e gerações através da comunicação oral, lembrança, símbolos e tradições.
As principais religiões da atualidade surgiram do desdobramento de outras religiões ou crenças existentes ou do confronto entre elas. O cristianismo se construiu a partir das crenças hebraicas; o protestantismo uma reinterpretação do cristianismo; o islamismo da reação às escrituras anteriores, o Tora e a Bíblia; e o Budismo, uma reação ao hinduísmo.
Nos últimos quatro mil anos a capacidade de comunicação entre os homens foi avançando rapidamente e isso permitiu que as religiões se tornassem sistemas mais ou menos estáveis e evolutivos. A escrita e mais recentemente a impressão, criada por Gutemberg, permitiram certa universalidade às crenças religiosas. Mesmo assim, a grande questão continua perene: “De onde viemos e para onde vamos?”
Nos últimos séculos as religiões e a ciência vêm estreitando laços.  Atualmente os achados e a própria interpretação das religiões modernas, pelos próprios religiosos, faz uso disseminado de conhecimentos científicos, sejam antropológicos, sociológicos, psicológicos e outros. Não raro, um teste de carbono 14 de certo objeto confirma a datação de um fato religioso pregresso ou a análise geológica das camadas de um solo confirma um cenário ou ambiente muito remoto, citado em um escrito religioso.

Mas antes da ciência, tal como conhecemos hoje, o que eram as religiões, como surgiram?  O que a ciência pode nos dizer sobre isso?

Nenhum comentário:

Postar um comentário