quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Um Signo Feminino no Início de Tudo

A civilização humana vem sendo construída sob signos predominantemente masculinos, tanto nas esferas sociais e políticas como religiosas. Mesmo assim, a dimensão mítica na esfera transcendente transborda em elementos que deixam visível o ovo como gênese da vida e do amor. Um signo feminino no início de tudo.

          O jornalista Pepe Rodrigues, em Deus Nasceu Mulher, nos oferece um interessante relato do processo mais recente de migração de uma sociedade matriarcal para o patriarcado. Segundo ele, registros arqueológicos revelam que o primeiro Deus, gerador e controlador era mulher e isso permaneceu há até vinte cinco mil anos. Por razões sociais e econômicas, o conceito de Deus homem se sobrepôs e perpetuou até os dias de hoje. No passado nasceram mitos e conceitos masculinos de Deus, mas Deus jamais foi masculino. A figura divina sempre foi uma mulher.

Mesmo com a prevalência de Deuses masculinos, as civilizações forjaram inúmeros valores de orientação da conduta muito mais femininos que masculinos. A justiça é um dos mais importantes deles. Ela nasce do pressuposto da igualdade entre os seres humanos, o que confere certa semelhança ao tratamento dado pelas mães aos filhos, desde os tempos mais remotos. Vale destacar que a justiça se exprime simbolicamente através de uma figura feminina, a Deusa Dice. 

 



5 comentários:

  1. Também acho que a ideia de colocar "deuses homens" é para submeter a mulher a uma situação indigna.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Prezada Karol, obrigado pelo comentário. Sua opinião é importante, mas, se puder apresentar argumentos ajudará a esclarece-la e contribuirá para o debate.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir