quarta-feira, 17 de agosto de 2016

As Semelhantes Concepções de Criação do Universo e seu Tempo

Supondo que os seres humanos modernos não contassem com as inúmeras versões míticas e religiosas que explicam o surgimento do universo, dificilmente uma versão para o ato de criação do universo seria aceita pela maior parcela da população do mundo, se não incluísse o Big Bang, a grande explosão ocorrida a vinte bilhões de anos, que a ciência moderna nos revelou. Essa suposição deixar ver que a nossa imaginação funciona como espécie de sombra que vai um pouco além do nosso arsenal de conhecimento.

Segundo a ciência, os seres humanos habitam a terra a aproximadamente 5 milhões de anos, mas somente nos últimos dois mil anos se considerou a possibilidade de a terra ser redonda e de vivermos em um sistema solar.  A maioria dos mitos de criação do universo antecede a quase todo o conhecimento que possuímos hoje sobre os astros.  Talvez isso explique a razão de eles incluírem elementos comuns: céu, terra e mar.  Quando foram concebidos, os seres humanos tinham certeza de que viviam em um lugar único e não podiam imaginar a possbilidade de um universo, tão vasto, cheio de galáxias. A sombra do seu conhecimento alcançava no máximo um céu cheio de nuvens e raios e um mar que se elevava.

            Então, é possível considerar que a criação do universo concebida hoje, envolveria, necessariamente, além do Big Bang, elementos como espaço sideral, buracos negros, galáxias, constelações e vários outros fenômenos contemporâneos.

                     Talvez seja o momento de reconstruirmos nossos mitos.

O que você acha disso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário